Dilma dá a líderes mundiais a receita para sair da crise

02/11/2011 01:19

No G20, presidenta participa de semana de encontros na França com as maiores potências

Brasília - Em meio a turbulências e protestos de manifestantes, a presidenta Dilma Rousseff desembarcou ontem em Cannes, na França, onde participa  de uma semana de encontros com líderes das 20 maiores economias do mundo o G20. A cúpula de líderes acontece no momento em que os Estados Unidos e a Europa enfrentam grave crise financeira, com as bolsas experimentando fortes quedas, impulsionadas por incertezas quanto às medidas de austeridade a serem postas em execução para salvar a Grécia da falência.

Ontem, pouco antes de embarcar, Dilma fez um discurso a empresários onde antecipou a receita que dará ao G20 para solução da crise, que é o crescimento seguido de geração de empregos. “A posição do Brasil é que o G20 deve agir, propondo tanto medidas financeiras emergenciais como também um plano de sustentação do investimento e do emprego", disse.

Este foi o mesmo recado dado por Dilma em Bruxelas, durante encontro com o primeiro-ministro da Bélgica, Yves Leterme. Na ocasião, a presidenta afirmou que “dificilmente se sai da crise sem aumentar o consumo, o investimento e o nível de crescimento da economia”. Acompanham a presidenta os ministros Guido Mantega (Fazenda), Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social). Hoje, Dilma deve se encontrar com chefes de Estado em reuniões fechadas.

Além de tratar da crise econômica, a presidente Dilma Rousseff deverá convidar os líderes mundiais a participarem da Rio + 20, conferência do meio ambientea ser realizada em junho do ano que vem.
O encontro, no Rio, vai debater o desenvolvimento sustentável em comemoração aos 20 anos da Rio 92, considerada uma das primeiras cúpulas ambientais da Organização das Nações Unidas (ONU).

Esta é a segunda vez que Dilma participa do encontro do líderes das vinte maiores potências mundiais. A primeira foi no ano passado, em Seul, a convite do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, logo após ela ter sido eleita presidenta da República.

 

Fonte: https://odia.ig.com.br/portal/brasil/html/2011/11/dilma_da_a_lideres_mundiais_a_receita_para_sair_da_crise_203537.html