Lula diz que vai ‘tirar de letra’ o câncer

02/11/2011 00:58

Ex-presidente grava vídeo em que, em tom otimista, conta que nunca imaginou ter a doença, mas que está pronto para a luta

 

São Paulo - Após tomografia que escaneou todo o seu corpo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta ontem às 14h16. Segundo a equipe do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, os exames confirmaram que Lula não tem nenhum outro tumor e não sofreu efeitos colaterais devido à primeira sessão de quimioterapia para combater o câncer na laringe. Antes de deixar o hospital, ao lado da mulher, Marisa Letícia, o ex-presidente, com voz muito rouca, gravou vídeo para agradecer a “solidariedade” do povo brasileiro. “Vamos conseguir tirar de letra”, afirmou.

Na mensagem, Lula declarou-se “preparado para enfrentar mais uma batalha” e demonstrou confiança, afirmando que “não há espaço para pessimismo”. Para ele, “sem perseverança, sem muita persistência, sem muita garra, a gente não consegue nada”. O vídeo, de cerca de dois minutos, mostra Lula abraçado à mulher, com dificuldade para falar. Em alguns trechos, a voz quase não sai. Mas ele promete encontrar “companheiros e companheiras” em algum comício ou ato público.

Segundo os médicos, Lula passou a noite bem no hospital, tanto que acordou com fome e ficou ‘bravo’ ao saber que teria de fazer jejum por causa dos exames. Antes de sair do hospital, ele fez uma refeição leve. Em seguida, foi com Marisa para o apartamento da família em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde seguirá com o tratamento. Para isso, permanecerá até o fim de semana com bolsa na cintura, de onde os medicamentos serão bombeados para o sangue. Eles serão injetados por meio do cateter implantado pouco abaixo do ombro direito.

“Ele reagiu bem”, relatou o oncologista Paulo Hoff. A equipe médica acredita ser “improvável” que Lula sinta forte enjoo nos próximos dias, já que não apresentou tal quadro até o momento. É possível, porém, que sinta “ligeiro mal-estar”.

Ao despedir-se da equipe médica, o ex-presidente recebeu os votos de pronto restabelecimento do funcionário mais antigo do hospital, Osvaldo Luiz de Melo. Seu Osvaldinho, como é conhecido, trabalha há 52 anos no Sírio-Libanês e fez questão de cumprimentar o ilustre paciente.

 

 

Fonte: https://odia.ig.com.br/portal/brasil/html/2011/11/lula_diz_que_vai_tirar_de_letra_o_cancer_203554.html

Escrito por: Damaris Giuliana