O sistema de saúde pública brasileiro é gerenciado e fornecido por todos os níveis do governo, enquanto os sistemas de saúde privada atendem um papel complementar. O Brasil contém diversos problemas na saúde pública. Em 2006, os principais problemas eram as elevadas taxas de mortalidade infantil e materna, de mortalidade por doença não-transmissível e de mortalidade por causas externas: transporte, a violência e o suicídio.
Um estudo divulgado pelo IBGE divulgado no dia 19/05/11, concluiu que a qualidade de saúde para os mais pobres e para os mais ricos é totalmente desigual, muito desequilibrada, é investido mais em locais de atendimento particular do quem em hospitais e postos públicos, ou seja, nos lugares mais necessitados, são os que menos são investidos.
- “O país tem dois Brasis se considerarmos os tipos de serviços prestados. Há um excesso de equipamentos sofisticados nos planos privados [que se concentram nas regiões mais ricas] e locais em que faltam equipamentos básicos”. Diz Marco Antônio Andreazzi, médico sanitarista e pesquisador do IBGE.
Siglas:
IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Fontes: